A Sacerdotisa - Arcano Maior 2

A Sacerdotisa representa a união do uso da intuição e do pensamento analítico. O que resume bem o conceito de sabedoria. É uma carta com energias femininas e todas as suas características.

Descrição

“Toda mulher leva um sorriso no rosto e mil segredos no coração” Lispector, Clarisse.

Sacerdotisa, é a carta de Tarot tradicionalmente conhecida também como Papisa. Esta carta registra a história daquela que teria sido a única mulher a ocupar o trono de São Pedro, e assumir o Papado, durante aproximadamente três anos. Existem muitas versões para a história, vamos nos ater ao que elas apresentam em comum.

A Papisa Joana, ou Papa João VII, era uma mulher que desejava obter conhecimento. Para burlar a lei que proibia o estudo entre as mulheres, vestiu-se de homem, obtendo acesso assim aos estudos de Teologia e Filosofia. Sua inteligência e sabedoria eram notáveis!

Entrou para o clero, e chegou a tornar-se Papa. Ocorre, porém, que a Papisa se apaixonou por um de seus fiéis serviçais. Grávida, conseguiu esconder embaixo da batina, a barriga que crescia. Quando a criança nasceu, todos descobriram a verdade. Algumas versões da História contam que a Papisa teria tido o bebê em plena procissão.

Sabe-se que morreu logo após o nascimento. Os relatos apontam tanto para a morte devido a complicações do parto, como à morte por apedrejamento, como punição por ter violado o trono de São Pedro.

De qualquer forma, podemos entender o conteúdo que esta carta do Tarot, a Sacerdotisa, ou Papisa, carrega. 

Significado

A Sacerdotisa representa a união do uso da intuição e do pensamento analítico. O que resume bem o conceito de sabedoria. É uma carta com energias femininas e todas as suas características.

Nas águas da mudança e da transformação, repousa a nossa Sacerdotisa. A água como elemento presente nesta carta do Tarot, indica certas qualidades destas mudanças:

*Mudanças que ocorrem primeiro internamente

*Mudanças que ocorrem através da perseverança

*Mudanças com muita força contida, mas que ocorrem em geral, com suavidade.

A Sacerdotisa também é uma carta que fala da nossa ancestralidade, e da inteligência e ensinamento que adquirimos dos nossos ancestrais. Também se refere a conhecimentos ocultos, ou a segredos. Aponta uma pessoa que guarda muito dentro de si. Muito mostra, mas pouco revela.

A Sacerdotisa mostra as dualidades do mundo, e ela permanece entre todas elas. Entre o consciente e o inconsciente, entre o Bem e o Mal, entre a Luz e a Escuridão. Tem acesso aos polos opostos, e é capaz de fazer fluir a energia de um polo a outro.

Esta carta do Tarot indica que o conhecimento do Bem e do Mal é indispensável à nossa consciência, pois somente assim, poderemos fazer o uso da consciência plena ao agir, usando o poder adquirido e escolhendo a direção positiva ou negativa dos nossos atos.

Mensagem

A mensagem desta carta do Tarot para você é que somente o confronto com os seus próprios sentimentos, e com sua face real, tornará você completo. Vivemos num mundo de dualidades que se completam!

Quando a Sacerdotisa aparece invertida, indica uma pessoa superficial ou egoísta. Esta carta significa que você está muito passivo diante de uma situação. Talvez esteja apenas lidando com a questão no plano mental. Aqui a Sacerdotisa te pede ação, e consistência.

Se você for capaz de alcançar a consciência plena, assumindo seu Eu integral, você será capaz de gerar mais Luz que o Sol! Portanto, não deixe aquela sua qualidade ou defeito escondido. A perfeição está no todo.

Detalhes

Palavras-Chave

  • Sigilo
  • Potencial tranquilo
  • Paixões ocultas
  • Pressentimentos
  • Causas ocultas
  • Forças enigmáticas
  • Domínio feminino
  • Inconsciência

Expressões-Chave

  • Recordar-se de algo marcante
  • Confiar no seu instinto
  • Ver para além do evidente
  • Necessidade de divulgar segredos

Fatores Sentimentais:

Pessoa reservada e que sofre em silêncio sem revelar os seus segredos

Fatores Materiais:

Presença de novos empreendimentos, mas com alguma falta de talento ou demasiada rigidez da sua parte

Fatores Mentais:

Pessoa com necessidade de se resguardar dos comentários externos, revelando uma necessidade de manter sigilo sobre muitos assuntos interiores