O Eremita - Arcano Maior 9

Esta carta do Tarot indica que já sabemos controlar a nossa raiva, portanto podemos permanecer como O Eremita, e simplesmente olhar para dentro.

Descrição

“Apenas um raio de Sol é suficiente para afastar várias sombras”. De Assis, São Francisco.

Também conhecida como: O Ermitão

Este Arcano Maior apresenta uma figura masculina solitária. Um ancião. Ele permanece afastado de tudo e de todos. Ele contempla o seu mundo interior, e a solidão lhe acompanha no caminho que segue.

É uma pessoa que aparenta experiência de vida e sabedoria.  Demonstra o silêncio e a placidez em suas expressões fortes, mas calmas.

Geralmente, carrega alguma fonte de luz, como uma lamparina. Essa alegoria refere-se ao fato do Eremita não ser apenas uma pessoa iluminada, mas aquele que carrega a luz aos seus escolhidos.

O Ermitão está em movimento, seguindo seu caminho, carregando sua luz. Não é uma carta estática, e sim que fala de um movimento sem pressa, e sem demora. No tempo certo.

Algumas curiosidades sobre esta carta são que ambas as grafias VIIII e IX podem ser encontradas; Além disso, atribui-se a imagem do Eremita à alegoria de Diógenes em busca de um homem. Sua história percorreu séculos, e credita-se a esta relação à presença da lâmpada na lâmina de Tarot, uma vez que na antiguidade fosse comum retratar monges, ou ainda peregrinos, mas sem qualquer imagem de lâmpada.

Significado

Esta carta do Tarot indica que já sabemos controlar a nossa raiva, portanto podemos permanecer como O Eremita, e simplesmente olhar para dentro.

Nós encontramos nossa força interior, e sabemos a verdade sobre a nossa existência. Já desenvolvemos a habilidade da autossuficiência, e temos confiança na nossa sabedoria.

Não há mais a necessidade de alimentar falsos desejos, de um ego falso, com poder, segurança, fama e riquezas. Sabemos agora que o tesouro do mundo está bem dentro de nós.

Em nosso santuário interior somos capazes de encontrar nossa liberdade, e dividir a nossa felicidade e conhecimento com poucos escolhidos.

Mensagem

Quando esta carta aparecer, ela pode indicar que talvez seja necessário um recolhimento a fim de obter esclarecimento sobre uma questão.

Também indica que segredos podem ser revelados, assim como qualquer situação nebulosa em sua vida.

É necessário ter prudência para agir de forma acertada, por isso é necessária a reflexão interior.

Lembre-se que com O Eremita, tudo anda no passo certo. Nem rápido e nem devagar demais. Apenas no fluxo correto.

Invertido, O Ermitão revela uma pessoa obsessiva, isolada, avarenta, muito fechada e por vezes tenebrosa.

O eremita lhe diz que você tem dentro de si a luz necessária para iluminar o caminho. Basta encontrá-la, e tudo poderá ser resolvido apropriadamente.

Detalhes

Palavras-Chave

  • Separação
  • Reflexão
  • Desapego
  • Abstração
  • Segredo

Expressões-Chave

  • Receio de divulgar segredos
  • Isolamento de um relacionamento
  • Anseio de isolamento
  • Abnegação do conhecimento material
  • Demanda de conhecimento espiritual
  • Procura de orientação

Fatores Sentimentais:

Deseja paz nos seus relacionamentos íntimos.

Fatores Materiais:

Projetos de longo termo e de progressão lenta. Propício ao aparecimento de diversos obstáculos.

Fatores Mentais:

Dá muito valor ao planejamento e preparação antecipada.