A Temperança - Arcano Maior 14

A Temperança revela a combinação perfeita entre “as coisas do Céu e da Terra”.

Descrição

“A temperança é um dos maiores prazeres.” Goethe, Johann.

A princípio, a imagem da Carta do Tarot  A Temperança faz alusão ao ato de “temperar”, ao colocar água no vinho, para amenizar seus efeitos. O contrário também procede, fazendo agora uma curiosa referência às Bodas de Canaã, onde Jesus fez exatamente o contrário, transformando a água em vinho, para alegrar o casamento.

Temperança se apresenta, portanto, como o equilíbrio, inclusive em seu aspecto humano de gênero indefinido. Não fica explícito o caráter dominante. Masculino e feminino se equilibram na figura, que é alada.

Significado

Esta carta revela a combinação perfeita entre “as coisas do Céu e da Terra”.

Através de um trabalho que ocorre de forma muito mais intrínseca e espiritual, é possível agora harmonizar tudo aquilo que pertencia ao “antigo Eu”, com tudo aquilo que o “novo Eu” apresentar ao longo dos dias, nesta nova jornada.

Para o bom caminhar nesta nova Jornada, o consulente deve contar ainda com a paciência a concentração no processo de administrar estes dois mundos com estabilidade.

A pessoa que vive os efeitos da Temperança é um ser que se elevou, que ascendeu mais um degrau, e agora inicia sua ação.

É uma carta boa, pois revela que a situação apresenta estabilidade e equilíbrio.

No entanto, é bom considerar que a carta não indica o resultado das ações, e nem o avanço de processos. As decisões não podem ser tomadas no momento, pois ainda é tempo de refletir.

No amor, indica um relacionamento feliz, porém um tanto quanto aprisionador, já que há uma tendência de acomodação. Não é um relacionamento que tende a evoluir, e assim, os próprios envolvidos não evoluem através da relação, mas tornam-se dependentes dela.

É importante ter em mente que todo este processo tem origem no exercício do próprio Destino, onde o homem cumpre a sua função Divina.

Mensagem

Quando A Temperança aparecer, consciente e inconsciente devem trabalhar juntos. Devemos refletir a cerca dos próximos passos.

Saber que o caminho que estamos seguindo é o certo, nem sempre indica que temos todas as respostas. Aqui, o “como fazer” é fator importantíssimo para assegurar o melhor resultado.

Diante disso, devemos avaliar com cautela e agir, equilibrando nossas energias conflitantes, dominando o ego e suas expectativas, e trazendo-os para a realidade da situação.

Esta carta de Tarot invertida pode revelar uma pessoa submissa, passiva e inconstante, que não detém o controle da sua vida.

Temperança lembra que somos parte do Processo Divino de criação. Somos ferramentas do grande trabalho Divino. Devemos ter responsabilidade e orgulho, pois somos agentes da Harmonia Universal.

Detalhes

Palavras-Chave

  • Santidade
  • Rectidão
  • Apaziguamento
  • Confiança
  • Temperança

Expressões-Chave

  • Concordância e percepção
  • Junção de pensamentos
  • Consideração pela colaboração
  • A temperança potencia o sucesso

Fatores Sentimentais:

As afinidades entram em monotonia existindo estabilidade mas sem paixões fogosas.

Fatores Materiais:

Poucas novidades e progressos lentos embora positivos.

Fatores Mentais:

Valoriza os pensamentos e integração nos acontecimentos.