Oxalá

Meditar com o Símbolo *

Oxalá é detentor do poder criado masculino, criação, vida e morte.

Descrição

OXALÁ é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protomorfa e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.

Em África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá (Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois, Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.

A designação de Orixá Fun Fun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do primeiro mais velho e paciente.

Todas as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá, que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.

A maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular as suas roupas, os seus objetos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao poder genitor feminino.

O Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.

No Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.

Características do filho de Oxalufã

O tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.

Características do filho de Oxaguiã

O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois seu arquétipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo tem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente e o dono das manhãs.

Dia da semana: Sexta-feira ou domingo
Saudação: Êpa Êpa Babá ! (Viva o Pai).
Sincretismo: Jesus Cristo, N.Sr. do Bonfim.
Cores: Umbanda: Branco
Candomblé: Oxaguian , branca e azul claro. Oxalufã, branca, marfim , pérola e chumbo.
Símbolos: Oxaguian , espada e “mão de pilão” em metal branco. Oxalufã, opaxorô, cajado de prata , chumbo ou metal branco.
Principais oferendas: Vela branca, rosa e flores brancas, suas comidas e frutas típicas.
Elemento: Ar. (céu e atmosfera).
Algumas ervas: Tapete de Oxalá (Boldo), Saião (Folha da fortuna), Folha da costa, Malva branca, Cana-do-brejo, Rosa branca.
Animais: Pomba branca.
Comida: Canjica branca cozida, acaçá, massa de inhame, arroz, milho branco, uva branca, pêra, maçã, obi branco.
Domínio: Céu, Ar, Rios e Montanhas.
Particularidade: Pai de todos os Orixás, ele quem permitiu a todos os Orixás escolherem seus domínios.
Alheio a disputas, brigas, violência, gosta de ordem, da limpeza e da pureza.
Características: Equilibrado, tolerante, calmo, grande respeitabilidade, força de vontade, confiabilidade.

Magick

Oração à Oxalá 1

Oxalá! Divina manifestação do Bem, Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,

Ó ! Vós que recebei o poder do supremo Doador para tudo e todos.

Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador, Despertai-nos para da vida imortal, Sois a imaculada irradiação do Altíssimo, Vosso nome é só mavioso e compassivo, que nos guia; com ternura e esperança, para a Aruanda

– Cidade de Luz. Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade, Afogados em sentimentos inferiores, Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.

Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados, Porque sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.

Santo Nome, envolvei-nos em sentimentos fraternos de real amor, a fim de chegarmos até Vós, Oxalá ! Tende pena de nós, tende compaixão…

Êpa, êpa, Babá Oxalá

Oração à Oxalá 2

Salve meu Pai Oxalá.

Senhor do branco, pai da luz.

Senhor absoluto do universo, toda criação te saúda : êpa babá. Pai do misericórdia. Daí-me, Senhor , a paz o vigor e o rumo, mas meus caminhos .

Oxalá, meu Senhor, faz minha casa feliz e daí-me as bênçãos da propriedade. Obrigado meu Deus, meu Senhor, meu Pai.

ÊPA BABÁ!

Oração à Oxalá 3

Ó poderoso Pai Oxalá, o maior dos Orixás, aspiração suprema dos desejos dos nossos corações, caminhamos até a sua claridade, clareando todos os nossos passos no amanhecer de cada dia.

Que a luz, a eterna luz que o Senhor derramou e derrama todos os dias, cubra a cabeça daqueles que a ti estão ligados numa corrente de fé e num só pensamento elevamos as nossas preces.

Oxalá nosso Pai, dai-nos a graça de chorarmos sinceramente nossas faltas cometidas, e com espírito de humildade, nos purificarmos através da fé e da caridade.

Que nós consigamos limpar a morada dos nossos corações, desterrando tudo que é mundano, vício, ódio e maldade, na certeza de que com toda esta humildade alcançaremos o Senhor.

Pai Oxalá, sabeis que a razão humana é fraca e pode enganar-nos, mas a verdadeira fé não pode ser enganada.

Obrigado Pai Oxalá por tudo que o Senhor nos deu e nos dá.

Esperamos todos unidos, que o Senhor nos escolha para sermos mais alguns dos vossos íntimos amigos. Que assim seja!

*** Aos espíritos da Terra, eu peço humildemente que eu tenha abundância para o meu destino; Aos espíritos da Água, eu peço humildemente que eu tenha equilíbrio emocional para o meu coração e tenha tranquilidade espiritual;

Aos espíritos do Fogo, eu peço humildemente que eu tenha sempre coragem, persistência, tolerância, força e iniciativa física; Aos espíritos do Ar, eu peço humildemente que eu saiba compreender os ensinamentos do dia-a-dia, que eu saiba me comunicar com os outros à minha volta e que eu possa entender as palavras da minha intuição. E tudo isso só é possível, porque Oxalá é Grande e Senhor dos Senhores !

Oração à Oxalá 4

Salve Oxalá, força divina do amor, exemplo vivo de abnegação e carinho! Nós vos rogamos, ó bondoso Mestre, a Vossa proteção para que, possamos sentir em nossos corações, cada vez mais viva, e chama do nosso amor por Deus e por todas as suas criaturas.

Derramai Vossa bênção por sobre todos nós e especialmente por sobre aqueles que se encontram recolhidos às casas de saúde, manicômios e penitenciárias, por sobre todos os que nascem neste momento e, ainda, muito especialmente pelos que desencarnaram e se dirigem, já em espírito, ao mundo invisível, para o ajuste de contas.

Proteção ó Pai Oxalá!…Força e proteção para todos os que palmilham o caminho do bem, e misericórdia para os que vivem no mal e para o mal, esquecidos de si próprios. Assim Seja! ***

Nosso Pai Bondoso e Misericordioso.

Babá Okê, cacubeká… Meu Pai das Colinas, olhai por nós. Assim como criastes todos os Orixás, Oxalá-Lufã, Oxalá-Guiã, Deus eterno e criador do Universo Celeste.

Dai-nos a vossa bênção.

Ó Divino Mestre, deixai-nos apoiar em vosso cajado de esperança.

Alá, Babá, Orun… Alá, Orixá… Para que vosso Manto Sagrado possa proteger-nos com vossas bênçãos e benevolências.

Orixá Babá… Olorun Ifé… Exê Eú pá Babá… Axé Babá!



Contrato


Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos
Arte - Oxalá - Magia do Caos' alt='Arte - Oxalá - Magia do Caos