O que são Servos Astrais?

Servos Astrais podem ter os mais diversos conceitos dependendo do sistema, paradigma ou crença que você utilize. Na filosofia da Magia do Caos é convencionado que Servos Astrais são Formas-Pensamento. Diferente dos Sigilos que são apenas a representação de um intento (intenção, desejo), os Servos Astrais são representações de Habilidades, Características ou Arquétipos.

Formas-Pensamentos são literalmente pensamentos que tomaram forma. Os pensamentos em sua mente são apenas sinais elétricos passando por seus neurônios. Quando você coloca esses pensamentos em palavras através da fala ele toma a forma oral. Se escrever esse pensamentos eles tomam forma escrita. Se transformar a ideia geral desse pensamento em um símbolo ele passa a ter uma forma simbólica. Se transformar em uma imagem artística, ela toma a forma dessa imagem. Ou seja, é um pensamento que tomou forma, que é expressável de uma ou mais formas.

Servos Astrais normalmente eram individuais, você fazia um para si, como se fosse um ajudante mágico para seus afazeres. Normalmente o servo astral era criado principalmente para foco e aprendizado de magia. Phil Hine comenta que todo magista deveria ter um servo astral para ser seu ajudante mágico, para que ele te auxiliasse no aprendizado de magia.

[Para entender sobre os variados tipos de entidades mágicas, você pode ler esse ótimo texto: Servidores, definição e métodos.]

Para ficar mais claro como os servos astrais são vistos pela perspectiva da Magia do Caos, vou fazer algumas analogias

Imagine que um servo astral é como um amigo imaginário, mas que não foi criado aleatoriamente, mas sim como se fosse um personagem de RPG. Você faz a ficha de personagem, escolhe as habilidades, escolhe suas características, escolhe os poderes, história, aparência, personalidade, etc.

Também pode ser comparado como um programa de computador. Você escreve o código do programa, para que esse programa realize determinadas tarefas. Ou seja, você cria uma programação específica, e deixa que ela trabalhe de acordo com o que ela foi programada para fazer.

Caso você tenha um paradigma mais místico, pode imaginar que o servo astral é a captura de energias específicas do plano astral, como se você conseguisse organizar qualidades energéticas de outras “dimensões” em um único recipiente, que terá funções específicas. Algumas pessoas criam servos dessa forma, “capturando” eles do plano astral, seja através de meditação, gnose ou sonhos e dão “corpo” a essa forma de energia.

Também pode ser considerado simplesmente como um arquétipo. Os 40 Servos de Tommie, por exemplo, foram criados a partir de arquétipos conhecidos. Ele estudou quais seriam os arquétipos mais comuns do “subconsciente coletivo” e deu forma a eles. Sobre arquétipos você pode saber mais lendo Jung.

Servos Astrais são entidades sencientes?

O que são entidades sencientes?

Entidades sencientes são aquelas que sabem o que são, e tem compreensão de sua própria existência, além de um certo “livre-arbítrio”. São aqueles que são conscientes de si mesmo.

Portanto: Primariamente não. Servos astrais geralmente, não são sencientes. Geralmente se diz que um servo que se tornou poderoso demais virou uma tulpa, o que quer dizer que ele saiu do controle do seu criador, adquiriu senciência e livre-arbítrio. No entanto há apenas algumas lendas sobre isso.

Mas existe uma questão interessante sobre isso: se no seu paradigma de crenças você acredita que o servo é um ser senciente, que tem vontade própria, etc, então ele agirá dessa forma junto a você. É sempre bom lembrar que a sua realidade funciona de acordo com seu sistema de crenças, portanto se você acreditar que o servo tem consciência, ele agirá como se tivesse.

Essa parte é tão importante que vou repetir: a magia age de acordo com seu sistema de crenças, portanto um servo pode ter um conceito completamente diferente dependendo da pessoa que o criar ou utilizar.

Para saber mais leia o Guia completo sobre Servos Astrais Públicos



Últimos Vídeos do Canal



Últimos Posts no Blog

Ritual Caótico do Choque de Egrégoras

Ritual Caótico do Choque de Egrégoras

O Ritual Caótico do Choque de Egrégora é essencialmente um Ritual de Assunção Forma-Deus, embora possa ser utilizado para qualquer fim que o operador quiser. O "Choque de Egrégora" no nome foi colocado para desmistificar a ideia de que egrégoras diferentes não podem trabalhar juntas, portanto o ritual não é para chocar engrégoras e sim para fazê-las trabalhar em sinergia para um mesmo propósito.
O que são Servos Astrais?

O que são Servos Astrais?

Servos Astrais podem ter os mais diversos conceitos dependendo do sistema, paradigma ou crença que você utilize. Na filosofia da Magia do Caos é convencionado que Servos Astrais são Formas-Pensamento. Diferente dos Sigilos que são apenas a representação de um intento (intenção, desejo), os Servos Astrais são representações de Habilidades, Características ou Arquétipos. Formas-Pensamentos são literalmente pensamentos que tomaram forma. Os pensamentos em […]
Contrato com Servos Astrais

Contrato com Servos Astrais

Muitas pessoas tem dúvidas sobre o tal “contrato” de ativação de servidores, mas rola uma confusão sobre a questão. O contrato do servidor é simplesmente a ficha do servidor, ou seja, ao criar o servo astral você faz o “contrato” que basicamente é a descrição das características do servidor e da forma como ele deve funcionar. No entanto […]
Ensaio sobre o EGO

Ensaio sobre o EGO

Dissecando o mecanismo do ego, para deixar de ser escravo desse mecanismo
Como criar um Servo Astral

Como criar um Servo Astral

Passo a passo de criação de um Servo Astral com seus requisitos essenciais e opcionais.


Últimos Textos da Biblioteca

A Difícil Missão de ser Ambidestro

A Difícil Missão de ser Ambidestro

A ideia de Mão Esquerda e Mão Direita vem do Vāmācāra Tantra (Tantra da Mão Esquerda) e do Kaulācāra Tantra (Tantra da Mão Direita); a primeira, diz respeito a deificar o que é comumente visto como demoníaco: “(...) comeis ricas comidas e bebeis vinhos doces e vinhos que espumam! Também, tomai vossa fartura e vontade de amor como quiserdes, quando, onde e com quem quiserdes!”; ou, como diria Menudo: “Não se reprima!”.
Anjos Fósseis – Alan Moore

Anjos Fósseis – Alan Moore

Fossil Angels é uma espécie de “ensaio-manifesto” que trata basicamente do estado da magia e espiritualidade no mundo atual, onde Alan traz críticas ácidas e contundentes a todos os demais magos e místicos, juntamente com conselhos preciosos e um otimismo implícito em relação a um possível futuro mais pleno de espiritualidade, tudo permeado com a mais fina ironia, numa linguagem por vezes rude e brutal, por vezes impregnada do bom humor britânico.
Manual da Baderna Mágicka – Magickando

Manual da Baderna Mágicka – Magickando

Manual da Baderna Mágicka é um manual prático de magia ativista feita pela galera do Magickando
Santos SÃO Servidores

Santos SÃO Servidores

Os santos católicos, assim como as entidades da Umbanda, são servidores.
O Cabalion – William Walker Atkinson – PDF

O Cabalion – William Walker Atkinson – PDF

Introdução Temos o grande prazer de apresentar aos estudantes e investigadores da Doutrina Secreta esta pequena obra baseada nos Preceitos Herméticos do mundo antigo. Existe tão pouco material escrito sobre esse assunto, apesar das inúmeras referências feitas pelos ocultistas aos Preceitos que expomos nas inúmeras obras existentes sobre o ocultismo, que isso nos leva a […]